A coisa é preocupante.
Há algum tempo tenho feito alguns testes e pesquisas e cada vez mais a certeza de que as pessoas da nossa época (pleno século XXI) tem cada vez mais preguiça de ler.
Basta que um texto possua mais que 20 linhas para que seja lido apenas por uma minoria, inclusive na internet.
É também reflexo de uma cultura de pouca memória ou conteúdo, pois a cultura que a escola propicia todos sabem que é a mínima possível para evitar a criação de bons(as) pensadores(as). Quanto mais pessoas cultas menor a chance de enganá-los com manobras políticas ou televisivas...
Quem quer ter conteúdo busca conteúdo.
A mania de resumos está definitivamente implantada. Todos sabem, através da internet ou tv, apenas um pouco de cada coisa. Aquilo que é notícia em todo lugar de uma hora pra outra cai no esquecimento tão rapidamente que chega a assustar.
Dificilmente alguma notícia ou assunto tem continuidade após os instantes de euforia iniciais.
A preguiça é a maior companheira das pessoas que estacionam em algum canto da vida e passam o resto dela a reclamar em bares ou outros lugares sem nada fazer para mudar as coisas. Nada para elas é bom. Na verdade quem muito reclama sempre faz muito pouco...
No curso Superior um certo dia o professor de estudos de problemas brasileiros pediu a todos que destacassem uma folha do caderno para uma prova no primeiro dia de aula. Após vários protestos, a prova foi iniciada. Quase todo mundo em uma classe com 135 alunos tirou entre 0 e 3 (as notas iam de 0 a 10). As perguntas eram fáceis ao extremo, mas as pessoas não tem o hábito de ler, infelizmente a esmagadora maioria.
Abaixo algumas das questões, aproveite e responda sem consultar para apenas testar em que grupo você está:
1. Qual a cor do capacete dos soldados da ONU?
2. Quais são os pontos cardeais?
3. Quais são os pontos cardinais?
4. Onde é a sede da ONU?
5. Qual o nome do primeiro Presidente do Brasil?
6. Em que estado está localizada a capital do Brasil?
Não coloco todas as perguntas pois a maioria teria preguiça de ler ou responder.
Pense a respeito...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cometário, ele é importante pra mim.
Assim que possível responderei
Obrigado por sua visita!