A cerveja melhorando sua saúde

sábado, 26 de janeiro de 2008

Tida em tempos remotos como bebida de classes inferiores, a cerveja foi ao longo dos tempos assumindo seu lugar de destaque como bebida que além de muito saborosa (eu amo cerveja!) é também muito boa pra saúde. Sim, a cerveja tomada com moderação, duas latinhas ou duas garrafas long neck por dia, é muito benéfica para a saúde humana. A cerveja contém um grande número de componentes, entre os quais antioxidantes e vitaminas do grupo B, provenientes dos cereais maltados usados na sua composição.
Pode proteger as pessoas de doenças cardiovasculares, como por exemplo ataques de coração e algumas formas de trombose, conforme já foi demonstrado em muitos estudos feitos em todo o mundo. Deste modo, estima-se que a ingestão de 30g de alcool por dia (cerca de 3 copos de cerveja), pode reduzir o risco de doenças coronárias em 25%. A explicação para esta situação reside no fato da quantidade de bom colesterol no sangue (HD2 bom colesterol) aumentar quando se consome álcool, diminuindo assim o risco de doenças. Investigações realizadas mostram que 2 copos de cerveja por dia (20g de álcool) pode aumentar o colesterol HDL em torno de 4%. Reduz bastante o aparecimento de coágulos, formação de pedra na vesícula, osteoporose e até a diabetes. Possui elevado teor de potássio e baixo valor de sódio, indispensável a uma tensão sanguínea normalizada, ou seja, a cerveja te ajuda a manter a pressão em dia. 93% da cerveja é água (essencial para o ser humano) e 7%de cereais (essenciais para manter uma dieta equilibrada), ou seja uma ótima forma de matar a sede sem o açúcar tão prejudicial encontrado em sucos e refrigerantes. O consumo diário de cerveja tem sido referido como capaz de reduzir em 40% o risco de formação de pedra nos rins. É ainda uma fonte de fibra solúvel, derivada das paredes das células dos grãos de cevada maltada. Um litro de cerveja contém, em média, 20% da dose diária recomendada de fibra, chegando algumas a fornecer 60%é ainda uma fonte de fibra solúvel, derivada das paredes das células dos grãos de cevada maltada. Um litro de cerveja contém, em média, 20% da dose diária recomendada de fibra, chegando algumas a fornecer 60%. Como todos sabem, ou deveriam saber, as fibras são responsáveis pela melhoria do intestino ao acelerarem a absorção dos alimentos e reduzem os níveis de colestrol, o que contribui para evitar o risco de doenças cardivasculares. Muitos dos componentes da cerveja são bioativos, principalmente os que provêm do lúpulo, que são conhecidos por conferir uma atividade sedativa, estrogénica, inibidora de crescimento de tumores de dependência hormonal, bacteriostática e anti-inflamatória, diurética, etc.

Veja bem, não adianta tomar a prateleira toda do bar pois, acima da quantidade recomendada os efeitos são; bebedeira, ressaca, perigo de atacar dragões conhecidos ou não, coma alcoólica, entre tantos outros.

Beba sempre com amigos e moderação!


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